Churrasco: uma paixão...

Churrasco: uma paixão nacional

Churrasco: uma paixão nacional

Paixão nacional, o delicioso e comum churrasco é unanimidade quando se trata do paladar do brasileiro. Convenhamos: é difícil encontrar alguém que não goste de um bom churrasco. 

Entretanto, preparar um bom churrasco tem lá seus segredos – e o La Grelha, Empório do Churrasqueiro, separou algumas dicas para você acertar no churrasco:

- O princípio de tudo é a escolha da carne e do carvão. Este, precisa estar seco e conseguir o calor necessário para grelhar a carne. Recomendamos pedaços maiores, que tendem a entregar uma qualidade maior de calor. Além disso, carvões de eucalipto são os que entregam melhor brasa. Ele demora mais a queimar e pega fogo mais rápido.

- A escolha da carne é essencial: se a carne é muito vermelha, não é indicada. Ela tem que ter aquele vermelho intenso, porém não excessivo. Quem quer uma carne com mais sabor, deve escolher uma com gordura amarela; já quem prefere uma carne mais macia, deve optar pela gordura branca.

- O tamanho das peças também é relevante! Picanha, por exemplo, que é a paixão nacional, tem em média 1,2 kg, mas depende do tamanho do boi. O maior erro do brasileiro é achar que a picanha não pode passar desse peso. Se o boi pesar mais de mil quilos, a picanha vai pesar 3,5 kg e como certamente é de um animal velho será mais dura. Uma picanha de cerca de 700 gramas é mais macia. Porém, se a pessoa quer um pouco de sabor e maciez, o ideal é uma peça entre 1,2 e 1,6 kg, com uma gordura bem branquinha, que vai entregar o equilíbrio entre maciez e sabor.

- Preparo: a primeira preocupação é o controle de temperatura. Antes de colocar a carne na grelha ou no espeto, cheque o tempo do fogo. Se for um steak, um bife que mais ou menos um dedo e meio de altura, você chega a mão próximo a grelha e conta até cinco antes de colocar a carne. A gente orienta um calor de 5 segundos com a mão bem próxima da grelha, como se a mão fosse a carne.

- A carne tem que entrar na churrasqueira em temperatura ambiente. Não é interessante colocar a carne muito fria porque vai haver uma perda de líquido. Se a carne for embalada à vácuo, não lavar em hipótese alguma. Basta escorrer e deixar ela respirar, ela vai inclusive trocar de cor.

- O ideal também é salgar a carne depois de grelhada, com um sal de parrilha ou flor de sal. É um sal especial para churrasco que, ao entrar em contato com a carne quente, derrete e dá um sabor todo especial.

Para ter certeza que você vai se deliciar com um churrasco perfeito e uma carne deliciosa, aposte em um almoço ou jantar no La Grelha: assim, o sucesso é certeiro e, o sabor, também!


IR PARA NOTÍCIAS
Notícias mais lidas